data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Crime ocorreu na noite da última sexta-feira, no campo de futebol do Esporte Clube Cerro Azul, no Bairro Chácara das Flores
A execução de três pessoas na noite da última sexta-feira em um campo de futebol deixou a população de Santa Maria alarmada. Neste semana, alguns vídeos começaram a circular pelas redes sociais, com ameaças de supostas facções criminosas da cidade. De acordo com o delegado regional Sandro Meinerz, os vídeos estão sendo investigados pelo setor de inteligência da Polícia Civil.
Meinerz salienta que não é possível saber quando os vídeos foram gravados, mas confirma que há uma relação com Santa Maria.
- O que queremos esclarecer à população neste momento é que a ação de sexta foi pontual. Nunca tivemos uma execução tão brutal aqui, ao menos nos últimos anos, e isso não vai virar rotina. A circulação desses vídeos é, na verdade, uma tática de intimidação do crime organizado, para mostrar poder e deixar as pessoas com medo. Outro fato que é importante destacar é que esses vídeos são destinados a bandidos, não são feitas ameaças à população de bem - destaca o delegado.
Três militares de São Gabriel morrem, e dois ficam feridos em acidente
Nas imagens, os criminosos citam bairros da cidade, que seriam dominados por alguma organização criminosa, e fazem ameaças a facções rivais. Em um vídeo, criminosos aparecem com camisas da Polícia Civil, semelhantes às que os bandidos que executaram as três pessoas no Bairro Chácara das Flores vestiam, o que leva a polícia a crer que sejam os suspeitos presos pelo crime. Em todos os casos, os criminosos ostentam armamentos pesados.
- Trabalhamos sempre para dar uma resposta o mais rápido possível e antecipar ações. Sempre que recuperamos algum carro roubado ou apreendemos armamento, temos a certeza de que estamos atrapalhando alguma ação dos criminosos. Estamos atentos a todas as movimentações - relata o delegado.
INVESTIGAÇÕES DA CHACINA
A Polícia Civil segue em busca da motivação do triplo homicídio ocorrido na sexta-feira. Conforme Meinerz, das vítimas, apenas Rafael Reis Espindola tinha passagens pela polícia e era investigado por crimes como tráfico de drogas, roubo a estabelecimento comercial, roubo a banco (em Canguçu e Dilermando de Aguiar), receptação e tentativa de homicídio. Sandro da Silva Pereira e Vagner Bech Machado não tinham antecedentes criminais, o que leva a polícia a crer, neste primeiro momento, que eles não eram alvos dos bandidos na ação e devem ter sido mortos por engano.
Dos cinco criminosos presos em flagrante por homicídio, alguns são da Região Metropolitana e outros de Santa Maria. Dois deles, identificados como David Pereira Machado, 21 anos, e Jeferson Rodrigues do Nascimento, 31 anos, foram encaminhados à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) ainda no dia do crime. Dos três homens que estavam internados no Husm, um deles, Leandro Matheus da Costa Insauralde, 20 anos, deu alta na sexta-feira e foi encaminhado à Pesm. Nesta quarta-feira, o quarto suspeito, Vinícius Silva dos Santos, 21 anos, recebeu alta e também foi levado à penitenciária. O outro suspeito, Valdenir Lopes de Lima, 31 anos, segue internado no Husm.
*Colaborou Janaína Wille